LTVP Laudo Técnico de Vistoria Predial no Rio de Janeiro


LTVP Laudo Técnico de Vistoria Predial

Rio de Janeiro

  • LTVP (Rio de Janeiro) – Elaboração de Laudo Técnico de Vistoria Predial, indicando as irregularidades e/ou patologias de deficiências aparentes que forem constatadas, incluindo relatório fotográfico necessário para devidas comprovações. Apresentação de sugestões de melhorias. Atendendo a Lei Estadual nº 6.400 de 05/03/2013 e Decreto Municipal nº 37.426 de 11/07/2013.
Autovistoria Predial é uma inspeção técnica visual realizada por engenheiro ou arquiteto legalmente habilitado, com objetivo de verificar as condições de conservação, estabilidade e segurança das edificações, e detectar problemas nas suas condições que necessitem de obras de reparo.

Através de um Laudo Técnico - LTVP Laudo Técnico de Vistoria Predial - com fotos e uma linguagem compreensiva para leigos, o administrador executará a manutenção e conservação da edificação com as recomendações pré-definidas. Fazer a inspeção periodicamente significa economia, segurança e tranquilidade para todos.

Os responsáveis pelos imóveis, em geral, não possuem os conhecimentos técnicos necessários para avaliar as condições de segurança, estabilidade e conservação das edificações. A lei da Autovistoria Predial veio preencher essa lacuna possibilitando que todos mantenham seus imóveis em condições adequadas de segurança.
Com a obrigatoriedade da Autovistoria Predial, se espera que surja uma nova cultura de manutenção predial, para que síndicos, moradores e proprietários se empenhem nos cuidados com a estrutura do imóvel e respeitem as normas técnicas de segurança. Com isso, os cuidados com as edificações estarão sempre em dia, evitando sustos e a diminuindo bastante a necessidade de obras emergenciais.

O Profissional contratado tem a obrigação de realizar a Vistoria Técnica na edificação e elaborar Laudo indicando as condições de conservação, estabilidade e segurança da edificação. Caso seja necessária a execução de obras de reparos, as mesmas deverão ser identificadas bem como o prazo para sua execução, recolhendo a devida ART/CREA. O profissional responsável também poderá comunicar à prefeitura, o prazo para execução das obras indicadas no Laudo de Autovistoria.

A Prefeitura fiscalizará os imóveis por amostragem, considerando prioritariamente: a idade das edificações, as áreas que concentram edificações de grande porte, os principais eixos de circulação de pedestres e veículos, as áreas de proteção do ambiente cultural e áreas sujeitas à agressividade ambiental.

 

Certificado de capacitação para LTVP

 

Autovistorias Prediais ( Não Conformidades )


Normas e Leis de Autovistoria

DECRETO MUNICIPAL 24519-2004 FACHADAS
DECRETO COMPLEMENTAR Nº 126 RIO DE JANEIRO
DECRETO 27663 - MARQUISES
DECRETO 897-76 CÓDIGO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
CARTILHA INSPEÇÃO CEG
NORMA DE INSPEÇÃO PREDIAL - IBAPE
NBR 15575-5_2013 DESEMPENHO SISTEMAS DE COBERTURA
NBR 15575-3_2013 DESEMPENHO SISTEMAS DE PISOS
NBR 15575-2_2013 DESEMPENHO SISTEMAS ESTRUTURAIS
NBR 15575-1_2013 DESEMPENHO REQUESITOS
NBR 15575 DESEMPENHO EDIFICAÇÕES
NBR 14718 GUARDA CORPOS

NBR 13752 PERÍCIAS
LEI Nº 1316-1988 FACHADAS
LEI ESTADUAL-640013
LEI 6890 18-09-2014 GÁS GNP
CARTILHA AUTOVISTORIA - AVALIAÇÃO PREDIAL